As atuais leis de imigração dos Estados Unidos (EUA) são numerosas e complexas. Elas são ainda mais confusas para aqueles que leem as leis sem um conhecimento profundo de imigração. Cada tipo de caso tem seu próprio conjunto de regras que governam o processo de aplicação contemplam várias exceções que podem ser aplicadas em cada caso. Se não forem seguidas as regras aplicáveis, o aplicante pode ser rejeitado por oficiais de imigração. Essa rejeição significa perda de tempo valioso, esforço, dinheiro e erros que podem afetar o aplicante no futuro. Por uma variedade de razões, muitas pessoas escolhem prosseguir com seus casos sem a ajuda de um advogado de imigração.

Devido à complexidade das leis de imigração, as pessoas devem procurar a ajuda de um advogado de imigração, sempre que possível. Nenhum advogado pode garantir a alguém uma aprovação de um visto ou uma defesa bem-sucedida que evita a deportação, mas essa ajuda permitirá aumentar significativamente as chances do aplicante obter esse visto ou ganhar esse caso. Muitas pessoas não sabem que vários vistos carregam um limite de emissão por ano. Um processo bem melhor preparado e completo, aumenta a chance de ser aprovado. Advogados experientes sabem o que os oficiais de imigração responsáveis pela revisão das aplicações estão procurando. Estes oficiais recebem e julgam aplicações de cerca de 6 milhões por ano. United States Citizenship and Immigration Services (USCIS) estão ocupados por causa da grande quantidade de pedidos enviados. Advogados procuram e sabem como montar uma aplicação que facilita o trabalho dos oficiais USCIS.

Trabalhando com advogados você tem uma série de benefícios que farão o processo de imigração do aplicante muito mais suave. Por exemplo, advogados podem ajudar a preparar um cliente para a entrevista de visto. Os clientes contam que esta experiência é inestimável. Ajuda a reduzir seus níveis de estresse, porque eles sabem o que esperar durante as entrevistas estando preparados. Outro problema com as leis de imigração é que elas estão constantemente mudando. As decisões do Tribunal podem trazer novas regras bem como expandir ou reduzir a interpretação das leis. Estas mudanças não estão sempre disponíveis ao público, mas um bom advogado deve ter conhecimento das leis e das novas políticas. Não importa a questão de imigração que alguém está enfrentando, encontrar um advogado respeitável e competente para lidar com o caso é sua melhor opção.

Por  Aqueda Chaves, Tavares & Associates 

Matéria da edição de abril da revista BrazilUsa Orlando